Modinhas brasileiras: canções do Brasil do Século XIX

Modinhas brasileiras: canções do Brasil do Século XIX
Andréa Daltro


Essas modinhas, que tratam do amor em seus termos mais líricos e sensuais, estão entre as joias da música brasileira.
Neste disco, Andréa Daltro e seus músicos, de Salvador, Bahia, trazem à luz e à vida
com sucesso todo o encanto e fascínio de um dos gêneros fundamentais da música brasileira.


Lançado em 1997 pela Ninbus Records, contém 24 modinhas brasileiras do Século XIX interpretadas por Andréa Daltro com arranjos de músicos baianos.
Atualmente fora de catálogo, o Centro de Documentação SONARE coloca-o disponível para ouvir e copiar.
Há um artigo escrito pelo Prof. Manoel Veiga e traduzido para o inglês por Riccardo Canzio que está no encarte que foi digitalizado e colocado no final da página.
Lembre-se de fornecer os créditos e o local desta página se usar o material encontrado aqui.
Para ouvir as faixas basta clicar no apontador referente à faixa desejada. Para descarregar o arquivo clique com o botão direito do ponteiro e salve o arquivo.


Músicos:
Manoel Veiga, piano
Luciano Bahia, violão
Luciano Chaves, flauta
Eduardo Fagundes, clarinete


Modinhas brasileiras: canções do Brasil do Século XIXModinhas brasileiras: canções do Brasil do Século XIX
Modinhas brasileiras: canções do Brasil do Século XIXModinhas brasileiras: canções do Brasil do Século XIX

b
TextoNúmero da faixa
Ó palida madona Faixa 01
A duas flores
A duas flores
Faixa 02
Se meus suspiros pudessem Faixa 03
Canção do violeiro
Canção do violeiro
Faixa 04
Donzela por piedade Faixa 05
Põe na virtude, filha querida Faixa 06
Sonho da Boêmia
Sonho da Boêmia
Faixa 07
Cantiga de Nossa Senhora Faixa 08
Ainda e sempre
Ainda e sempre
Faixa 09
Isso é bom
Isso é bom
Faixa 10
Se essa rua fosse minha Faixa 11
Vem cá minha companheira Faixa 12
Se essa viola dissesse Faixa 13
O gondoleiro do amor
O gondoleiro do amor
Faixa 14
Que sorte, que sina
Que sorte, que sina
Faixa 15
O Coração Faixa 16
Hei de amar-te até morrer Faixa 17
Poema para tuas mãos
Poema para tuas mãos
Faixa 18
Ária à laranjeira
Ária à laranjeira
Faixa 19
Medroso de amor Faixa 20
Acalanto da Rosa Faixa 21
Minha Maria é bonita
Minha Maria é bonita
Faixa 22
Canção antiga Faixa 23
Viola quebrada
Viola quebrada
Faixa 24
Sobre a interpretação

Andréa Daltro, cantora de Salvador, Bahia, recriou com sucesso o estilo e o sentimento da canção
brasileira do século XIX. Grande parte do repertório de modinhas gravado anteriormente sofria de
um tratamento operístico alheio ao seu espírito e que lhe tirava muito da graça e da espontaneidade
naturais decorrentes do desenvolvimento variado do gênero nos grupos de serenatas e no teatro.
Andréa Daltro evitou um tratamento clássico estranho para essas músicas e procurou, em vez disso,
realçar seu charme e fascínio brasileiro particular.


Artigo escrito pelo Prof. Manoel Veiga e trduzido para o inglês por Riccardo Canzio.

Artigo do Prof. Manoel Veiga sobre as modinhas.
Artigo do Prof. Manoel Veiga sobre as modinhas.
Artigo do Prof. Manoel Veiga sobre as modinhas.
Artigo do Prof. Manoel Veiga sobre as modinhas.
Artigo do Prof. Manoel Veiga sobre as modinhas.
Artigo do Prof. Manoel Veiga sobre as modinhas.
Artigo do Prof. Manoel Veiga sobre as modinhas.
Artigo do Prof. Manoel Veiga sobre as modinhas.